“Para mim a escultura é o corpo. Meu corpo é a minha escultura”. Essa frase de Louise Bourgeois, que serve como uma das epígrafes da obra de Gabriela De Laurentiis, explicita muito daquilo que a autora apresenta ao longo de seus capítulos. O fazer artístico e o fazer a si mesma que emerge pela análise detalhada do trabalho de Louise Bourgeois vai além de definições estritas e conclusivas do que seja o feminismo ou, mais ainda, a arte feminista. De Laurentiis apresenta o trabalho de Louise Bourgeois como um trabalho dotado de certa forma que permite a expressão da experiência de muitas mulheres.
Formas arredondadas, paisagens corporais, maternidade e paternidade, histeria, “ser mulher” e devir-animal; todas essas conceitualizações, materialidades, percepções, são conjugadas em “Louise Bourgeois e modos feministas de criar”, de modo a dar forma a uma percepção e compreensão próprias da obra de Bourgeois que, talvez, perpasse a história da arte, como convenção acerca das técnicas, estilos e formas expressivas à luz de uma sincronicidade temporal. A partir da forma própria da obra de Bourgeois, De Laurentiis problematiza a noção de história da arte e do lugar da mulher artista em tal história, desafiando convenções e noções binárias e antitéticas por excelência, pares opositores que tradicionalmente refletem a hierarquização e normatização sociais modernas.
A obra foi publicada no Brasil pela primeira vez em 2017 (Annablume), ganhando tradução espanhola em 2020 (No Libros). Desta vez, o trabalho retorna ao público nacional em novo projeto gráfico e novo posfácio, assinado pela professora Ana Paula Simioni, da Universidade de São Paulo (USP), além de contar com as apresentações originais de Edgard de Assis Carvalho (PUC-SP) e prefácio de Patrícia Mayayo (Universidad Autónoma de Madrid).
Sobre a autora
Gabriela Barzaghi De Laurentiis é artista, pesquisadora e professora. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da FAU USP, com bolsa FAPESP, mestre pelo Departamento de História Cultural da Unicamp (2015), com fomento FAPESP. Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP (2010), realizou intercâmbio no Institut d’Études Politiques de Paris-Sciences Po (2009).
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Louise Bourgeois e Modos Feministas de Criar
Autora: Gabriela Barzaghi De Laurentiis
Editora: sobinfluencia edições
ISBN: 978-65-5017-3-9
Idioma: Português
Altura: 21 cm
Largura: 14 cm
Edição: 1ª
Ano de lançamento: 2021
Número de páginas: 204
Clique neste link para conhecer o prazo de entrega e outros detalhes da Banca Tatuí.
Louise Bourgeois e Modos Feministas de Criar
“Para mim a escultura é o corpo. Meu corpo é a minha escultura”. Essa frase de Louise Bourgeois, que serve como uma das epígrafes da obra de Gabriela De Laurentiis, explicita muito daquilo que a autora apresenta ao longo de seus capítulos. O fazer artístico e o fazer a si mesma que emerge pela análise detalhada do trabalho de Louise Bourgeois vai além de definições estritas e conclusivas do que seja o feminismo ou, mais ainda, a arte feminista. De Laurentiis apresenta o trabalho de Louise Bourgeois como um trabalho dotado de certa forma que permite a expressão da experiência de muitas mulheres.
Formas arredondadas, paisagens corporais, maternidade e paternidade, histeria, “ser mulher” e devir-animal; todas essas conceitualizações, materialidades, percepções, são conjugadas em “Louise Bourgeois e modos feministas de criar”, de modo a dar forma a uma percepção e compreensão próprias da obra de Bourgeois que, talvez, perpasse a história da arte, como convenção acerca das técnicas, estilos e formas expressivas à luz de uma sincronicidade temporal. A partir da forma própria da obra de Bourgeois, De Laurentiis problematiza a noção de história da arte e do lugar da mulher artista em tal história, desafiando convenções e noções binárias e antitéticas por excelência, pares opositores que tradicionalmente refletem a hierarquização e normatização sociais modernas.
A obra foi publicada no Brasil pela primeira vez em 2017 (Annablume), ganhando tradução espanhola em 2020 (No Libros). Desta vez, o trabalho retorna ao público nacional em novo projeto gráfico e novo posfácio, assinado pela professora Ana Paula Simioni, da Universidade de São Paulo (USP), além de contar com as apresentações originais de Edgard de Assis Carvalho (PUC-SP) e prefácio de Patrícia Mayayo (Universidad Autónoma de Madrid).
Sobre a autora
Gabriela Barzaghi De Laurentiis é artista, pesquisadora e professora. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação da FAU USP, com bolsa FAPESP, mestre pelo Departamento de História Cultural da Unicamp (2015), com fomento FAPESP. Bacharel em Ciências Sociais pela PUC-SP (2010), realizou intercâmbio no Institut d’Études Politiques de Paris-Sciences Po (2009).
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS
Louise Bourgeois e Modos Feministas de Criar
Autora: Gabriela Barzaghi De Laurentiis
Editora: sobinfluencia edições
ISBN: 978-65-5017-3-9
Idioma: Português
Altura: 21 cm
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Edição: 1ª
Ano de lançamento: 2021
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